segunda-feira, 14 de agosto de 2017

As crônicas de gelo e fogo/game of thrones e as suas semelhanças com a realidade.

Adoro conhecer novos mundos através da literatura e das séries. É como viajar sem sair do lugar, é ver paisagens maravilhosas, conhecer pessoas sensacionais, entrar em batalhas sangrentas sem precisar quebrar uma unha.
Acabei de assistir o episódio 5 da sétima temporada de Game of Thrones e percebi uma coisa: a capacidade de um ser humano de criar um mundo completamente distinto do nosso é impressionante. Mas foi aí que eu me toquei que não. Não é um mundo completamente distinto do nosso. Existem as dessemelhanças, existem sim, mas se você for prestar atenção, verá que quase todas as coisas que acontecem nesses mundos fantásticos que vemos em diversas obras, são espelhos com aspectos mágicos da nossa própria realidade.
Pessoas se matando pra lá e pra cá, jogos políticos, guerras entre famílias e intrafamiliares, zumbis e dragões. Fora os zumbis de gelo e os dragões, tudo isso aconteceu ao longo de vários séculos na história do nosso planeta.
Por exemplo: você sabia que a Guerra das Rosas inspirou George R.R. Martin a escrever a série de livros? Ou que os povos dothraki são baseados em povos asiáticos conhecidos como mongóis? Que o mapa de Westeros pode ser baseado no mapa da Inglaterra? Além disso a tensão entre os Velhos Deuses e os Novos Deuses pode ser inspirada na tensão entre os cristãos e pagãos, e existem teorias de que a muralha pode ser uma versão bem maior e mais mágica da Parede de Hadrian ou Muralha de Adriano. 
mapas da Inglaterra e de Westeros
Parede de Hadrian ou Muralha de Adriano
Dothraki
Mongóis
Que outras semelhanças com a história do mundo você observou em Game of Thrones? Deixe nos comentários!
Saiba mais:
Para saber mais sobre a Guerra das Rosas, é interessante assistir a série The White Queen, da BBC.
Para saber mais sobre os mongóis, é legal ver a série Marco Polo, da Netflix.

Por Sofia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Truques para superar o bloqueio criativo

Todo escritor já passou por isso. Eu mesma já passei muitas vezes. Mas sempre que acontece comigo, eu uso uma dessas táticas e tudo se reso...