sexta-feira, 23 de março de 2018

Truques para superar o bloqueio criativo

Todo escritor já passou por isso. Eu mesma já passei muitas vezes. Mas sempre que acontece comigo, eu uso uma dessas táticas e tudo se resolve. Então aqui vão alguns truques para te ajudar a superar o bloqueio criativo.

  • Ouça música.


Sim, música. Todo mundo gosta de música. Se você não gosta de música, você ainda não achou a música certa. Existem muitos gêneros e subgêneros para experimentar. Eu particularmente gosto de ouvir tanto no processo de pré-escrita, quanto no de escrita, e até durante a edição. Faz o meu trabalho fluir bem mais rápido.

Photo by Dmitry Bayer on Unsplash


  • Utilize ferramentas


  • Pinterest


Praticamente o meu santuário nos momentos de bloqueio criativo. Se você é um escritor, o Pinterest é o lugar perfeito para você. Lá, você encontra desde dicas de escrita, até imagens de possíveis cenários e personagens para a sua história. Uma coisa que eu gosto de fazer é criar pastas específicas para cada história, e uma pasta com ideias para histórias. Nessas pastas encontram-se imagens de cenários, rostos, objetos conectados à história, roupas que o personagem usaria, e até artigos relacionados com aquele livro.

  • Write or Die


Software gratuito (existe também a versão paga) para você escrever o seu livro. O sistema é assim: você define quantas palavras quer escrever e em quantos minutos quer escrevê-las, então clica em começar. Daí, você tem que começar a escrever. Se você ficar sem escrever nada por 10 segundos, a tela começa a apitar e ficar vermelha. Vai ficando cada vez mais vermelha e apitando cada vez mais alto, só para quando você escrever alguma coisa. É uma ótima ferramenta para escrever o primeiro rascunho, porque é quando você simplesmente precisa escrever alguma coisa, mesmo que saia ruim. É melhor editar uma coisa ruim do que não ter nada para editar, porque você não escreveu nada. Portanto, o Write or Die é uma ótima escolha.

  • Mude o cenário


Às vezes, simplesmente trocar de cômodo pode fazer a sua criatividade voltar. O cérebro se cansa de ficar olhando sempre os mesmos objetos nos mesmos lugares. Então tente mudar de lugar as coisas, ou mudar de lugar você mesmo.

  • Mude o formato


  • Tente escrever à mão


Não, você não precisa escrever o seu livro todo à mão. Mas não custa nada tentar escrever um parágrafo ou dois para ver se as palavras saem.

Photo by Thought Catalog on Unsplash


  • Troque a cor da letra


Se você não quiser escrever à mão, tente simplesmente trocar a cor da letra. Mas lembre-se de depois trocar para o preto de novo!

  • Faça um brainstorm


Esse particularmente é o meu favorito. Existem várias formas de fazer um brainstorm, mas eu vou falar aqui só de três.

  • Escrita livre


É exatamente o que parece. Pegue o teclado e comece a escrever. Qualquer coisa. Só coloque para fora tudo o que estiver pensando. Coisas relacionadas ao livro, coisas relacionadas à sua vida pessoal, qualquer coisa. Ninguém vai ver. Isso ajuda a liberar a criatividade.

  • Tópicos


Faça uma listinha simples de tudo o que estiver na sua mente. Mesmo processo da escrita livre, só que em vez de ser livre, ela é organizada em tópicos.

  • Mapa mental


Escreva o assunto principal no centro da página e vá puxando setas com conceitos e subconceitos. Pode ser do tamanho que você quiser.


  • Leia


Leia mais livros do seu gênero. Leia livros de outros gêneros. Leia livros sobre a escrita. Stephen King disse: “Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo para escrever.” Aqui no blog tem várias dicas de livros.


  • Já tentou fazer um outline?


Talvez o seu problema seja que você não sabe o que vem em seguida na sua história. A solução para isso é simples. Outline. Em breve eu vou fazer um post só sobre outlines e quando eu fizer eu vou linkar aqui. Mas em resumo: um outline é o planejamento do que você vai escrever. Aqui no caso, estamos usando o livro como exemplo. Então no outline você vai colocar os principais eventos e conflitos que vão estar no livro. Um outline pode ir do mais simples ao mais complexo, de acordo com as suas preferências e necessidades. Se você fez um outline mais simples e está tendo bloqueio criativo, talvez seja uma boa tentar fazer um outline mais complexo.




E quanto a você? O que faz quando tem bloqueio criativo? Deixe as suas dicas nos comentários!

Um comentário:

  1. Ameeei as dicas!! Inclusive estou tendo bloqueio nesse exato momento e já estou menos angustiada por conta do que vc escreveu. É bom saber que não sou so eu que estou nessa e tbm é bom saber que temos algumas cartas na manga! Gratidão!

    ResponderExcluir

Truques para superar o bloqueio criativo

Todo escritor já passou por isso. Eu mesma já passei muitas vezes. Mas sempre que acontece comigo, eu uso uma dessas táticas e tudo se reso...