domingo, 20 de agosto de 2017

Gilmore Girls e as relações familiares

Tudo começou em janeiro de 2016, quando eu iniciei a minha jornada no mundo de Gilmore Girls. Assisti todas as sete temporadas em cerca de 2 meses, e desde então foi só amor. Quando chegou outubro de 2016, eu acabei reassistindo a série toda de novo, só que dessa vez com os meus pais. Eles obviamente amaram a série tanto quanto eu, e ela se tornou assunto de café da manhã e almoço. Do nada alguém fala: isso é tão Lorelai. Minha mãe é muito parecida com a Emily, meu pai com o Richard, já eu sou uma mistura muito louca de Luke, Rory e Lorelai.
Rory, Lorelai e Luke
Gilmore Girls é uma série que marca muito por mostrar as diversas relações familiares. De um lado temos Rory e Lorelai, uma relação muito próxima de mãe e filha; do outro temos Emily e Lorelai, mãe e filha com uma relação cheia de picuinhas. Porém nem tudo é tão preto no branco. Ao mesmo tempo que Lorelai é uma mulher rebelde que se esforça ao máximo para ser diferente dos pais, ela acaba criando a filha da mesma forma que os pais criaram ela: com expectativas de que ela vá para uma faculdade de elite. Como a própria Lorelai falou em um episódio, ela cria a Rory desde pequeninha para querer ir para Havard, do mesmo jeito que Emily e Richard criaram ela desde pequeninha para ser uma dama da alta sociedade de Hartford.
Lorelai e Rory

Lorelai e Emily
Mas não pensem que eu estou julgando a Lorelai por isso. Pelo contrário, eu acho ela uma personagem genial, justamente por representar todo esse complexo de relações familiares que existem no mundo. Ela usa de toda o seu maravilhoso sarcasmo para criticar um sistema que ela não sabe se a filha realmente odeia tanto quanto ela. É muito comum na série ver cenas em que Emily sugere uma coisa para Rory, e Lorelai já presume que Rory vai odiar, mesmo isso nem sempre sendo verdade. Por exemplo no episódio que Richard leva Rory para jogar golfe, ou no episódio do baile.
Outro episódio interessantíssimo para abordar isso, é aquele em que Emily se irrita com Rory por motivo X e acaba por engano chamando ela de Lorelai. Nesse momento nós vemos o quanto elas podem ser bem parecidas, apesar de serem bem diferentes.
Rory e Emily


De um jeito ou de outro, nós temos Emily, Lorelai e Rory, três mulheres inteligentes e sensacionais, que convivem entre si, e são essas relações entre elas que fazem de Gilmore Girls uma das minhas séries favoritas.
Rory, Emily e Lorelai

Por Sofia

2 comentários:

  1. eu já ouvi falar da série mas nunca vi! Tá aí... vou procurar pra ver alguns capitulos para ver se gosto!

    ResponderExcluir

Truques para superar o bloqueio criativo

Todo escritor já passou por isso. Eu mesma já passei muitas vezes. Mas sempre que acontece comigo, eu uso uma dessas táticas e tudo se reso...