quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Merlí, O Mundo de Sofia, a filosofia nas escolas e a importância de estimular o pensar.

Acabei de terminar de assistir a primeira temporada da série da Catalunha, Merlí. E não pude deixar de fazer um paralelo com a situação atual do Brasil, em que o Governo quer tirar a filosofia das escolas. E não, eu não acho que as coisas devam continuar do jeito que estão, eu penso que a filosofia deve sim ser ensinada nas escolas, mas definitivamente não do jeito que é ensinada hoje.
Mas vamos começar do começo. Merlí conta a história de um professor de filosofia, interpretado por Francesc Orella, que usa métodos diferentes dos convencionais para ensinar seus alunos. Isso acaba causando discórdias entre ele e o resto do corpo docente, que não concorda com as suas técnicas. Porém, continua sendo admirado pela maioria dos estudantes. A metodologia de Merlí se baseia principalmente em estimular os alunos a pensarem por si mesmos, saindo do padrão exigido pela escola.

Sob uma ótica parecida, nós temos o livro norueguês O Mundo de Sofia, em que uma garota de 14 anos começa a se interessar por filosofia após receber algumas cartas misteriosas de um professor de filosofia, também nada convencional, falando um pouco da matéria para ela. Junto a essas cartas, ela recebe também bilhetes com perguntas filosóficas, que estimulam ela a pensar.


Daí nós temos a filosofia do Ensino Médio brasileiro. Uma filosofia completamente baseada em decorar e em fazer os alunos passarem no vestibular. Mas a verdadeira essência da filosofia, que consiste na reflexão sobre todos os acontecimentos que nos circundam diariamente, acaba se perdendo em meio a tantos decorebas que são impostos pela escola.

Talvez os educadores e os governantes devessem assistir Merlí e ler O Mundo de Sofia; quem sabe então a educação do país não melhorava um pouco e gerava seres pensantes, capazes de argumentar e de tornar o Brasil uma nação melhor.
E você, o que acha a respeito disso? Já assistiu a série ou leu o livro? Gostou? Deixa sua opinião nos comentários.

Por Sofia

7 comentários:

  1. Parabéns, uma ótima síntese da série e do livro. Por falar em O mundo de Sofia, saiu uma versão nova, mais completa, traduzida direto do norueguês pelo jornalista e tradutor cearense, Leonardo Pinto. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito desse O Mundo de Sofia mas nunca li. Parece ótimo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o livro e nem vi a série. Mas infelizmente a mente dos governantes daqui, ao menos da grande maioria, não quer pensar desse jeito. Afinal, é mais fácil passar a perna em quem não pensa, né?

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você veja a série e leia o livro, não vai se arrepender.
      bjs

      Excluir
  4. Já li a versão é muito boa.
    Gostei do seu ponto de vista a resenha está boa. 😁

    ResponderExcluir

Truques para superar o bloqueio criativo

Todo escritor já passou por isso. Eu mesma já passei muitas vezes. Mas sempre que acontece comigo, eu uso uma dessas táticas e tudo se reso...